Heráldica e Insígnias

O brasão de armas da Irmandade é formado por um escudo militar com campo em oiro, sobre o qual está uma cruz florenciada de azul, tendo sobreposta uma cruz alta em prata. Sobreposta a este conjunto e no seu centro está um círculo de azul, debruado a oiro, tendo no seu centro e ocupando toda a área. O monograma formado pelas letras "A" e "M", em oiro. Todo o conjunto é sobreposto a duas espadas cruzadas, em prata, com o centro no conjunto. O elmo é militar, de prata, forrado a vermelho, três quartos a dextra. A correia é de vermelho perfilada a oiro e o paquife e o virol são de azul e oiro. O timbre é um leão rompante, de oiro, segurando com as garras dianteiras uma bandeira de campo de oiro, com a cruz heráldica da Irmandade, conforme vem descrita atrás.

A divisa SUB TUUM PRÆSIDIUM CONFUGIMUS está inscrita num listel branco, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de estilo elzevir, maiúsculas e de negro.

A simbologia, alusão das peças e significado dos esmaltes é a seguinte:

  • A cruz florenciada é um símbolo tradicionalmente utilizado por Corpos Militares e significa a Fé em Cristo, Senhor Nosso. A cruz alta em prata significa a pureza de todos os Irmãos da Irmandade; o monograma feito pelas letras AM alude à Virgem Santa Maria, Rainha do Universo e Protectora da Irmandade;
  • As espadas, símbolos da classe militar, evocam a bravura e representam o poder de, separando o bem do mal, destruir a perversidade, a ignorância e construir a justiça e a paz;
  • O oiro significa nobreza e constância; a prata pureza e humildade; o vermelho valentia, audácia e segurança; o azul a fidelidade, o saber e o serviço.


A insígnia usada pelos membros da Irmandade, é formada por, uma cruz florenciada, esmaltada em azul ferrete, perfilada a oiro, tendo sobreposta uma cruz alta em prata e, por sua vez, este conjunto tendo sobreposto, no seu centro, uma área circular na mesma cor, igualmente perfilado a oiro, de modo a formar uma coroa circular de 1,5mm de espessura com uma circunferência, também em oiro., onde está inscrita a divisa SUB TUUM PRÆSIDIUM CONFUGIMUS; ocupando o centro da área circular, em toda a extensão da área disponível, um monograma com as letras "A" e "M", também em oiro; Todo o conjunto com o mesmo centro é sobreposto a duas espadas cruzadas em prata. No verso, no centro da área circular estão inscritas as iniciais da Irmandade: IMNSC. O conjunto é encimado por uma coroa real de oiro, à qual se prende um laço ou uma fita em gorgorão azul ferrete, se for para irmã ou irmão, respectivamente.

A capa usada pelos membros (irmãos) da Irmandade Militar, é de cor branca, com gola alta de veludo e cor azul ferrete e com as bandas debruadas com tecido de igual qualidade e cor, tem bordada sobre o ombro esquerdo a cruz heráldica da Irmandade, conforme o desenho apresentado.


BRASÃO DE ARMAS

CRUZ HERÁLDICA

ESTANDARTE
 

 


INSÍGNIA DE IRMÃO DE OBEDIÊNCIA E DEVOÇÃO

CAPA DE IRMÃO DE OBEDIÊNCIA E DEVOÇÃO

INSÍGNIA DE IRMÃ DE OBEDIÊNCIA E DEVOÇÃO